sábado, 3 de abril de 2010

Corte de cabelo para cada tipo de rosto

Siga as dicas que aqui lhe trazemos, tendo em conta a forma do seu rosto

Cada rosto tem as suas características. Para que um corte de cabelo faça o seu rosto brilhar, valorizando cada pormenor e dando-lhe um look renovado e jovem, escolha um corte de acordo com a sua forma. Siga passo-a-passo as dicas que aqui lhe trazemos, tendo em conta a forma do seu rosto.

Rosto rectangular ou longo
Geralmente este rosto é oblongo, ou seja, as medidas desde a testa ao maxilar inferior são semelhantes. O nariz é comprido e o queixo também. Pode-se dizer que as linhas verticais predominam.

A melhor escolha será um corte curto ou médi. Assim atenuará o formato do rosto, pondo em destaque a zona do pescoço. Ao contrário de um cabelo comprido que alongará ainda mais o rosto, um corte mediano ou curto trará mais equilibrio ao seu rosto e um modelo ondulado fará o seu rosto mais oval.

 


Rosto oval
É geralmente um rosto equilibrado, mas pode variar – as maçãs do rosto podem ser mais ou menos proeminentes, o queixo mais arredondado ou curto, etc. Pode usar todo o tipo de penteado, desde o curto, longo até ao médio.

Mas tenha em conta o seu tipo de cabelo: se é liso ou ondulado, cheio e forte ou fino e ralo. Dependendo destas características, poderá necessitar de uma ligeira ondulação, corte escalado ou alisamento. 

 

 Rosto quadrado
Neste rosto, destacam-se os maxilares, de desenho recto e forte. A testa é geralmente baixa e toda a largura do rosto é predominantemente horizontal. O corte ideal será médio ou longo, de preferência cortes de cabelo escorridos ou escadeados na vertical, com volume no topo da cabeça. 
 


Rosto coração
Este rosto assemelha-se ao rosto quadrado, mas varia na testa, na zona em bico por cima desta e no ângulo do queixo, que geralmente é mais fino.

Para realçar o seu rosto e torná-lo mais ovalado, use cabelos longos ou médios longos (pelos ombros), com mechas e repas assimétricas. A zona mais larga do rosto – as maçãs - e a zona inferior do maxilar ficarão em evidência. Desta forma, o queixo pequeno ou pontiagudo tornar-se-á mais suave.  




 Rosto redondo
Este rosto é cheio e as formas redondas destacam-se no queixo e maçãs. Para contrariar e trazer mais equilibrio e suavidade, o corte que escolher deverá ser essencialmente de estilo vertical – direito, escorrido, ondulados ligeiros e nas pontas.

Deve optar por cortes longos ou médios, com mais volume acima do rosto. Este efeito fará com que o rosto pareça mais longo. Um corte curto deverá ter madeixas assimétricas e em desalinho estilo diagonal, cobrindo parcialmente a face, dando a ideia de movimento. Mas dá-se preferência a modelos mais compridos, exactamente para alongar este tipo de rosto. 

 


Rosto triangular
Este rosto pode ser alongado ou mais pequeno. As características que o definem são testa e maçãs do rosto largas e a zona do maxilar inferior e o queixo mais estreitos.

Deve evitar os cabelos longos e usá-los curtos ou médios curtos, franja escalada e com madeixas de cabelo assimétricas até à zona das orelhas. Assim a zona mais larga tornar-se-á mais estreita e em equilibrio com o resto da face.