Cremosa, com a cara do inverno e aliada da sua dieta: uma boa sopa não pode faltar à mesa quando tempo esfria e o estômago parece trabalhar dobrado, sempre insaciável. "A versão cremosa da receita é uma ótima pedida: o sabor convidativo e a riqueza de nutrientes fazem deste prato uma das minhas recomendações favoritas para quem deseja emagrecer", afirma a nutricionista funcional Daniela Jobst, especialista.
Achou estranho a nutricionista associar a receita cremosa à dieta? Este é mais um segredos da cozinha light: para conseguir a textura macia e consistente, não hpa necessidade incluir creme de leite ou queijo no preparo. "Para deixar a sopa bem cremosa basta bater todos os ingredientes, depois de cozidos, no liquidificador. Terminando, leve ao fogo novamente e sirva sem não coar", ensina. A tática ainda preserva as fibras dos vegetais, ajudando o seu intestino a funcionar melhor.
Mas para transformar a versão cremosa em uma aliada do seu regime, os segredos não se encerram aí, é preciso caprichar nos ingredientes. "A sopa pode se transformar numa refeição completa, desde que contenha alimentos de diversos grupos, em quantidades balanceadas", diz a nutricionista. Na lista que você confere abaixo, Daniela Jobst indica quais são os integrantes da receita que esquenta o corpo sem esfriar sua motivação com a dieta.
Batata: rica em carboidratos e fibras, a batata é uma importante fonte de fósforo, vitaminas C e do grupo B. Contém potássio, fibra, cálcio, ferro e proteínas e fornece energia. Se você for tomar a sopa à noite, ponha no máximo duas batatas na receita.
Frango: um alimento fonte de vitaminas B, cálcio, ferro, sódio e proteína magra, que é responsável pela formação e reparação dos tecidos. O frango desfiado fica uma delícia na sopa. Você pode cozinhá-lo antes, com seus temperos favoritos, e adicionar à sopa depois que ela estiver pronta. E retire a pele que recobre a ave: elas são fonte de gordura e de calorias que podem, perfeitamente, ser dispensadas.
Cenoura: com grande quantidade de vitamina A e C, o vegetal contém potássio e sódio, além de ser excelente fonte de betacaroteno, que protege as artérias, aumenta a imunidade e combate infecções, por ser um poderoso antioxidante.
Abóbora/ moranga: os vegetais têm aparência e sabor levemente diferenciado, apesar de serem da mesma família. Ambos são muito nutritivos: contêm vitamina A, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio e fósforo. A abóbora possui diversas qualidades, entre elas ajudar na formação de ossos e dentes, além de ser muito boa para a conservação da pele e para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
Inhame: apresenta ótimo índice glicêmico (controla o apetite por mais tempo) e pouca gordura. Contém vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina), além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.
Couve: fonte de vitamina A, C e E. Contém betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio, além de carboidratos e proteínas. A couve é um ótimo relaxante muscular e previne o câncer.
Chuchu: contém minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Muito rico em fibras, o chuchu ajuda a melhorar funcionamento do intestino e tem efeito diurético.
Carne bovina: Com vitaminas B12, niacina e vitamina B6, contém proteínas de fácil absorção, além de minerais como ferro e zinco. A ingestão de carne bovina previne a anemia e também ajuda na renovação dos músculos e dos tecidos.
Sopa traja vermelhaDaniela Jobst explica que alguns alimentos devem ser evitados na receita de quem está de dieta. "Queijos amarelos, excesso de tubérculos, como batata e mandioquinha, e exagero de leguminosas como feijão, lentilha, ervilha devem ser evitados no preparo das sopas cremosas, para evitar o aumento das calorias", recomenda.
Acompanhamentos ideaisDe acordo com a especialista, os acompanhamentos certos deixam sua refeição ainda mais gostosa. "Três torradas de pão sueco com linhaça e ou de pão integral tornam a refeição ainda mais apetitosa", diz.