. Coma várias vezes ao dia, seis pequenas refeições por dia são aconselhadas: pequeno-almoço, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Não fique mais de 3h sem comer. Desta forma não corre o risco de exagerar na hora das refeições principais, nem cair na tentação de comer fora de horas.
. Cereais, legumes, frutas e verduras ajudam ao bom funcionamento dos intestinos e dão a sensação de saciedade.
. Beba bastante água, mas de preferência fora das refeições para evitar a retenção de líquidos e manter-se hidratada. Experimente bebê-la 30 minutos antes da refeição.
. O exercício físico durante a gravidez é aconselhável, mas nunca em excesso. Natação e hidroginástica são dos melhores exercícios durante a gravidez, também deverá realizar preparação para o parto, ou caso a grávida não tenha possibilidades financeiras, passeios a pé durante 30 a 60 minutos por dia são aconselháveis.
. Evite comer doces, gorduras (como natas e molhos), fritos, assados. Se não resistir, cometa o seu ‘pecado' uma a duas vezes por semana, no máximo. Mas lembre-se é uma porção individual. Se por exemplo gosta muito de gelados, coma um da sua eleição, não a caixa de 500ml.
. Os produtos de charcutaria, como presunto e chouriço estão proibidostambém não só porque são muito gordurosos mas sobretudo porque são um meio de transmissão dos parasitas da toxoplasmose, muito perigosos para o bebé.
. Expressamente proibidas estão as bebidas alcoólicas e evite os refrigerantes.