Respire fundo, capricorniano, pois vem por aí um mês que vai mexer com sua paciência. O ambiente perturbador da primeira quinzena de maio não vai tirar você do sério se adotar atitudes mais flexíveis e esperar menos das pessoas e do mundo em geral.
Seus altos padrões serão confrontados entre 6 e 15 de maio e você terá que aprender a ser mais adaptável na maneira como lida com o cotidiano e os eventos fortuitos do dia a dia. Todo o segredo reside em pescar as informações corretas, num mar de contradições e dados incoerentes e dispersos. Talvez você sinta isso com mais ênfase no trabalho cotidiano neste período, mas também pode ser que haja desequilíbrio na relação com os mais próximos – não que sejam conflitos ou problemas criados por você, mas por outras pessoas, e terá de ser muito generoso ao desculpar os outros pela inexatidão ou imprevistos que criarem, especialmente na delicada terceira semana. No limite, você pode perder um pouco da fé em algumas pessoas, mas mesmo assim vale a pena dar um bom desconto a elas. Afinal, comunicação e informação estarão bastante problemáticas este mês.
Evite agendar viagens, palestras, lançamento de livros, reuniões de equipe, iniciar cursos importantes ou assinar documentos sem estudar muito bem as condições na primeira quinzena. Na segunda, os melhores dias vão de 26 a 31 de maio.
E lembre-se que, se algo fugir do seu controle, tente ser bem humorado e encontrar o lado divertido disso. Assim, você estará firme e chegará melhor ainda no fim do mês.
Urano entra em Áries em 29 de maio e permanece num breve transito por este signo até meados de agosto. Tempo suficiente para você rever as bases sobre as quais assenta sua segurança emocional, pois será aí que as surpresas acontecerão, em sua maior parte em 2011. Pode ser o nascimento de uma criança na família ou a partida de um filho de casa, a chegada de um parente, a venda de um imóvel, o fato é que Urano traz revolução e pode virar de cabeça para baixo sua rotina doméstica nos próximos meses. Este será um momento de mais liberdade, sem dúvida, mas que também pode trazer inquietação e nervosismo.
Capricórnio é um signo que se preocupa e costuma pensar mais no que ainda não fez, do que no que já realizou. O perigo é se deixar levar pela melancolia e tristeza ou preocupação com carreira, trabalho e ambições pessoais, por mais realista que você seja. Essa condição astral estará acentuada no fim de maio. O que você pode fazer para combater essa tendência. Relaxar, procurar atividades criativas, em que você se descubra como um ser imaginativo e que pode recriar sua vida a partir da realidade.
Problemas se esclarecem melhor depois de 11 de maio, exames e diagnósticos serão mais claros e definitivos depois dessa data. Evite agitações e acúmulo de tarefas na primeira quinzena. Mudança de temperatura, especialmente o frio, podem fazer mal a você este mês.
A Lua transita seu signo no finalzinho do mês, de 29 a 31 de maio. Durante estes dias, sinta e perceba as necessidades que ficaram em segundo plano até então. Como você estará com boa conexão com seu corpo e suas emoções, poderá caminhar rápido na direção de soluções de problemas, pelo menos saberá identificar melhor o que lhe incomoda. Instabilidade e impaciência podem surgir nesse período.
Clima estará oscilante no amor, mas em geral favorável em maio! Alguns bons momentos no amor estão prometidos na segunda e terceira semanas. Quem estiver pensando em tomar uma decisão séria no amor, deve tocar tocar o assunto adiante como se deve. Ainda assim, vale conferir compromissos, para evitar desencontros e enganos até 11 de maio.
Na segunda semana, o amor em sua dimensão sensual, provocativa e sedutora ganha destaque em seu presente. Talvez você fique muito inclinado a buscar a satisfação e o prazer imediatos também nesse período. Contudo, se o assunto for conquistar seu amor, aja em 12 de maio, quando estará com todos os seus sentidos alertas para captar as melhores maneiras de alcançar essa meta. As energias do Sol e da Lua se unem na Lua nova em Touro em 13 de maio, concentre-se nesse dia para repensar sua vida amorosa, fique antenado com as novidades e mentalize mais amor em sua vida nesse dia – embora você ainda não tenha claro como chegar lá e conquistar tudo isso, dê o passo na direção certa.
Os capricornianos solitários poderão se envolver com alguém ligado ao seu grupo de esportes ou de atividades de lazer. Uma pessoa de fora pode chegar e fazer uma verdadeira bagunça no seu coração na última semana do mês. Mesmo se você estiver comprometido, pode ser que surja uma terceira pessoa na sua vida. Pode ser excitante, profundo, encantador, mas efêmero e volátil. Deixará marcas em alguns corações capricornianos, que estarão superatraídos por quem souber se achegar com carinho e de mansinho.
Vênus em Câncer no dia 21 de maio abre a temporada de namoro e entrega, criando aquele ambiente sensual e intimista que é preciso para você se soltar de verdade e mostrar até onde é capaz de ir por quem ama.
Evite encontros, se você está paquerando e deseja que a relação evolua para algo mais consistente e sério, na virada para junho. O cenário astral conturbado destes dias traz muita dissonância entre parceiros e familiares. Os capricornianos casados talvez se surpreendam envolvidos em discussões e brigas nestes dias. Também é sábio evitar retrucar e pegar no pé de quem ama.
Capricornianos trabalhadores estarão em busca de novas fronteiras a partir de 15 de maio, onde investir seu conhecimento e testar sua capacidade. A rotina pode desagradar seu espírito neste mês, e a repetição das mesmas coisas todo dia irá tirar todo o entusiasmo pelo seu trabalho, portanto vá a luta em prol de novos horizontes. Um bom período para se dedicar a isso vai de 17 a 23 de maio, quando estará inspirado, mais aberto a novas informações.
Alguns capricornianos empregados em empresas terão de enfrentar competidores, alguém que os confrontará abertamente e será um bom desafio provar quem está certo. Assim pelo menos você tem com o que ocupar a mente no trabalho este mês. Por exemplo, seu chefe pode contratar alguém que você não esperava, para desempenhar funções semelhantes e de muitos modos isso pode mexer com seus brios. Em qualquer dos casos, tire dúvidas na última semana do mês, antes não há muitas chances de ser bem recebido.
Quem trabalha em sociedade, tem clientes ou parcerias deve aproveitar o ótimo embalo astral que ocorre a partir de 22 de maio para investir em mais conhecimento e informação, modelando campanhas e fazendo marketing de seus negócios. Aproveite o dinamismo do Sol em Gêmeos daí em diante para ajustar, melhorar, aperfeiçoar e testar novas soluções no dia a dia do seu trabalho. Seja mais leve e aberto para incorporar mudanças e aceite sugestões de outras pessoas, especialmente mais jovens.
Quanto às finanças, até 11 de maio todos os contratos devem ser lidos com atenção, devido às más interpretações ou descuidos que são comuns durante o período em que Mercúrio encontra-se retrógrado. Nem pense em fazer compras de vulto de 16 a 22 de maio, pois serão escolhas ruins e que irão abalar seu orçamento à toa. Por outro lado, na terceira semana é possível fazer boas compras para casa que tenham o objetivo de aumentar a eficiência das tarefas do cotidiano, contratar empregados etc.