Saiba quais são os melhores para si
Tamanho XL, médios, discretos, coloridos, ousados ou clássicos são muitas as opções de modelos disponíveis.
Os óculos de sol são acessórios básicos para compor qualquer look e conferir mais estilo, atitude e charme.
Sempre que escolher uns óculos de sol, é importante que estes sejam proporcionais ao tamanho e formato do seu rosto. O modelo da armação deve valorizar o seu visual, mas também a sua expressão.
Há quem prefira ousar e quebrar as regras, através de modelos mais originais, atrevidos e marcantes. Outros preferem apostar em formatos mais clássicos e discretos, de acordo com o seu estilo ou a ocasião. Mas na hora de escolher os seus óculos de sol tenha em conta o seu biotipo facial.
Dicas para escolher o modelo
Não se esqueça de que as linhas rectas favorecem rostos redondos e os óculos arredondados são perfeitos para os rostos quadrados.
O rosto oval combina com qualquer formato de armação. Este biotipo de rosto não põe em evidência a testa, o queixo ou os maxilares. Mas para evitar que o rosto pareça muito longo, o melhor é optar por modelos não muito largos.
No rosto redondo, a largura do rosto é igual ao seu comprimento. As armações mais indicadas são de formato quadrado. Deve optar, de preferência, por linhas rectas e semi-retas, já que elas suavizam e afinam o rosto.
No caso do rosto quadrado, a testa, os maxilares e as maçãs do rosto têm a mesma largura. O melhor é optar por modelos arredondados ou em formato oval. Caso prefira usar óculos de formato quadrado, escolha modelos de cantos arredondados.
Os rostos com formato triangular, caracterizam-se por um queixo fino e uma testa mais larga. Para valorizar este tipo de rosto, deve escolher as armações grandes e arredondadas e, se possível, optar por lentes degradê.
O Rosto Coração apresenta as linhas do rosto oval, mas com um queixo mais estreito e a testa mais larga. Evite modelos mais largos do que a testa e opte por modelos com armações finas ou sem armação.
Óculos de sol: mais do que um acessório fashion!
A cor da lente não influencia a eficácia na protecção dos efeitos lesivos do sol. Preta, verde ou castanha, o que importa é que as lentes tenham filtro solar, para evitar os raios nocivos e a consequente perda de qualidade na visão, dores de cabeça, vermelhidão ocular, lacrimejar ou o cansaço visual.